domingo, 6 de julho de 2014

I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault



"Em virtude de intercâmbios acadêmicos e da continuidade dos debates, estudos e pesquisas na área de Educação e Filosofia, envolvendo Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pelotas – UFPel, Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Instituto Federal Sul-rio-grandense – IFSUL e Universidade Federal do Pampa - UNIPAMPA propõem a primeira edição do I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault com a participação de professores-pesquisadores do pensamento foucaultiano. São professores reconhecidos nacional e internacionalmente por suas publicações no campo da Educação, Filosofia e Sociologia. São eles: Dr. Edgardo Castro (Consejo Nacional de investigaciones cientificas y tecnicas /Argentina), Drª. Vera Portocarrero (Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Brasil), Drª. Rosa Maria Fischer (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil), Dr. Alfredo Veiga-Neto (Universidade Federal do Rio Grande do Sul/Brasil), Dr. Nildo Avelino (Universidade Federal da Paraíba/Brasil) e Dr. Nuno Nabais (Universidade de Lisboa/Portugal).
A comissão organizadora do evento vem estabelecendo vínculos com esses pesquisadores através da participação em bancas de qualificação e defesa de dissertações e teses, em grupos de pesquisa interinstitucionais, em eventos nacionais e internacionais e em atividades de mestrado, doutorado e pós-doutorado. Do mesmo modo, os Programas mencionados estão continuamente desenvolvendo pesquisas que contemplam o pensamento de Foucault para pensar temáticas da contemporaneidade.
I Seminário Internacional Filosofia e Educação: a atualidade do pensamento de Michel Foucault proporcionará aprofundamento teórico-metodológico das diferentes nuances do pensamento foucaultiano, permitindo ainda o desenvolvimento de debates que, sob tais perspectivas, aproximam as áreas de educação, filosofia e sociologia. E isso será facilitado pelo contato mais direto com esses autores, bem como com as múltiplas abordagens que tal encontro dará oportunidade. Nessa medida, o Seminário tem como objetivo geral estabelecer um espaço de discussão e aprofundamento sobre a atualidade do pensamento de Foucault para pensar a contemporaneidade.
Mais que isso, este Seminário tem ainda como meta estreitar laços e enriquecer nosso debate acadêmico, com os seguintes objetivos específicos:
a) aprofundar o quadro teórico-metodológico sobre as investigações educacionais, filosóficas e sociológicas na contemporaneidade.
b) estimular trabalhos futuros de investigação conjunta entre o corpo docente e discente das instituições envolvidas e os professores convidados.
c) potencializar relações interinstitucionais, incentivando os intercâmbios de docentes e discentes, mestrado, doutorado, doutorado sanduíche e pós-doutorado nos referidos Programas.
O Seminário tem como público-alvo discentes e docentes dos Programas de Pós-Graduação da região sul do Rio Grande do Sul (UFPel, FURG, IFSUL e UNIPAMPA). Também serão abertas vagas para a comunidade acadêmica da região e professores das rede de ensino, garantindo assim a inserção social das Universidades supracitadas, assim como a comunidade em geral. O evento está aberto para todos docentes e discentes do território nacional e demais países, sobretudo os que compõem o Mercado Comum do Sul (MERCOSUL)."

Inscrições, programação e maiores informações: 
http://30anossemfoucault.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pela sua participação.